A falta de exigência dos empresários e de conscientização de alguns trabalhadores são os principais fatores que desmotivam o uso dos equipamentos de segurança nos locais e, conseqüentemente, para o aumento de acidentes de trabalho.
Prevenir é o melhor remédio". O dito é popular, porém na hora de ser aplicado, muitas vezes é substituído por "isso jamais vai acontecer comigo" e, é assim que muitos acidentes acontecem. Os pintores são bons exemplos dessa realidade, já que lidam com situações de risco quase o tempo todo que exigem atenção do profissional e, principalmente, equipamentos de segurança que quase sempre são esquecidos. A desculpa é sempre a mesma: incomoda e atrapalha.
Desde que foi instituído pelo INSS uma adequação do modelo de Perfil Profissiográfico Previdenciário, denominado PPP, em 01/01/2004, a utilização dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) se tornou obrigatória. E as empresas são responsáveis por fornecer os equipamentos adequados gratuitamente aos empregados, orientá-los e treiná-los sobre o uso; além de substituir imediatamente quando danificado ou extraviado; além de comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), responsável pela fiscalização, qualquer irregularidade. Caso contrário, o estabelecimento corre o risco de ser multado.
Qualquer problema que você trabalhador da categoria tiver procure o SINDIPINTORES se localiza na rua Marechal Floriano Peixoto nº 228 8º andar conj.806 - Edifício Banrisul em Curitiba telefone para contato 3016-7386.
Dicas Segurança
- Não fumar nas áreas reservadas à pintura. Bem como em locais de estocagem de tintas. Evitar pinturas em locais com riscos de faíscas, altas temperaturas ou chamas.
- Leia sempre com atenção as instruções nos rótulos das embalagens.
- Usar equipamentos de proteção individual (EPI's): luvas, botas de segurança, óculos de segurança, aventais e máscaras faciais com filtro para gases quando necessário.
- É crime ambiental lançar resíduos (borras de cabines de pintura, solventes, tintas e produtos inflamáveis) na terra, água ou ar. A Lei dos Crimes Ambientais n° 9.605/98 pune com multa e pena de detenção de 1 a 5 anos.
- Nunca guarde alimentos junto com produtos químicos Estocar as latas de tintas e solventes tampadasa paragraph.
Editorial

Há muito tempo atrás, depois que se formaram as cidades e as empresas, os trabalhadores perceberam a necessidade de se organizar para defender seus interesses, pois os patrões faziam as exigências que quisessem. Não havia leis nem direitos trabalhistas. Essa foi a origem dos Sindicatos. De lá pra cá, muita coisa mudou. Com muita luta, a classe trabalhadora conquistou direito e garantias.
A evolução tecnológica mudou o planeta, mas a relação patrão-empregado continua, com o seu velho problema: o patrão quer gastar o menos possível com seus empregados, para lucrar o máximo possível.
O SINDIPINTORES continua cabendo o papel de organizar a sua classe trabalhadora, na defesa de qualidade de trabalho e de vida (salários, condições de saúde e segurança no trabalho, garantias sociais, direitos trabalhistas, etc.) Todos os anos, através do seu Sindicato companheiro pintor, a categoria negocia com os patrões, na Campanha Salarial, para assinar uma Convenção Coletiva que melhore os salários, defenda e amplie os direitos da categoria, além da CLT. É no Sindicato que nos unimos e nos organizamos para lutar em defesa dos nossos direitos, para reivindicar melhores salários e condições de trabalho.
Companheiro pintor seja sócio do SINDIPINTORES, pois somos a entidade máxima de representação da classe dos pintores
Claudete costa da Silva
Presidente
Contato email:
sindipintores@hotmail.com
Para que serve um Sindicato ?

Atenção aos documentos necessarios para Rescisão dos Trabalhadores ;
-
5 vias da rescisão
-
1 Formulario Seguro Desemprego
-
PPP(Perfil Profissiográfico Previdenciário)
-
Comprovante deposito fundo garantia
-
Codigo Chaves fundo garantia
-
Extrato FGTS completo
-
Aviso Previo
-
Exame Demicional
-
3 Vias de cada documento (que estao em vermelho)
Avisamos que sem os documentos citados na CCT em vigor nao sera feita a rescisão.
Qualquer problema que você tiver procure o SINDIPINTORES que é o representante da sua categoria.
O SINDIPINTORES oferece também para você associado o novo setor Jurídico com advogados nas áreas Previdenciária(Pensões, Aposentadorias ,Revisões e Planejamentos),Trabalhista ,Tributaria,Criminal e Civil.
Se você tiver que propor ação trabalhista procure antes o sindicato,pois seu problema pode ser resolvido através da Comissão de Conciliação Previa evitando longa espera na justiça.
NÃO TRABALHE SEM REGISTRO EM CARTEIRA,POIS CARTEIRA ASSINADA GARANTE SEUS DIREITOS

